Vírus encontrado no Android consegue ler conversas do WhatsAp

Vírus encontrado no Android consegue ler conversas do WhatsAp

Uma nova praga descoberta por pesquisadores de segurança da Kaspersky ataca smartphones Android e consegue até espionar atividades realizadas dentro do WhatsApp. Chamada Skygofree, ela consegue até mesmo ativar o microfone para gravar o que acontece ao redor do usuário. O vírus foi detalhado em um post feito no site da Kaspersky. O Skygofree é bastante sofisticado: ele consegue detectar a localização exata do dispositivo, conectar o dispositivo infectado a uma rede Wi-Fi controlada por hackers, e até mesmo tirar uma fotografia do usuário com a câmera frontal do aparelho.

Ele também tem poderes para ler conteúdo enviado pelo WhatsApp. Em resumo, o Skygofree consegue acesso a todas as conversas feitas dentro do aplicativo, assim como as realizadas no Viber, Facebook Messenger e Skype, mesmo que as conversas sejam criptografadas. O Skygofree usa uma brecha nos serviços de acessibilidade do Android para ter acesso a esse conteúdo.

De acordo com a Kaspersky, a praga foi encontrada no fim de 2017, mas está na ativa desde 2014, pelo menos. O malware infecta dispositivos a partir da instalação de aplicativos falsos que prometem melhorar a velocidade da internet móvel.

Até o momento, o Skygofree não foi encontrado em apps presentes em lojas oficiais como a Google Play Store, então a melhor maneira de se manter seguro é evitando baixar softwares de fontes pouco confiáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *