8cx: novo chip da Qualcomm permite a notebooks ficarem ligados por dias longe da tomada

A Qualcomm anunciou nesta quinta-feira (06/12) o lançamento do 8cx, primeiro chip voltado para PCs fabricado no padrão de 7 nanômetros (nm), a exemplo dos processadores que equipam os smartphones como a nova linha de iPhones (Apple A12). A apresentação foi feita durante o Snapdragon TechSummit*, evento especial que acontece no Havaí.

De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 8cx aumenta o desempenho ao usar uma fração da energia exigida por outras soluções, permitindo uma vida útil da bateria de vários dias e conectividade sempre ativa quando os consumidores mais precisam. O chipset marca a primeira vez que a marca Snapdragon está pronta para clientes corporativos do Windows 10.

O Snapdragon 8cx apresenta o novo processador octa-core Qualcomm Kryo ™ 495, que traz um cache maior do que as plataformas de computação anteriores. Segundo a Qualcomm, isso significa um processamento multitarefa mais rápido e maior produtividade.

“Com o desempenho e a duração da bateria como nossos princípios de design, estamos trazendo inovações de 7nm para o espaço do PC, permitindo que recursos semelhantes a smartphones transformem a experiência de computação”, disse Alex Katouzian, vice-presidente sênior e gerente geral de dispositivos móveis da Qualcomm Technologies . “O Snapdragon 8cx permitirá ainda que os PCs – tanto para consumidores, quanto para empresas – tenham um design ainda mais fino, dispensando os ventiladores (coolers)”.

O Snapdragon 8cx é a primeira plataforma Snapdragon Compute para PCs que suportam a tecnologia Quick Charge ™ 4+, projetada para oferecer recarga rápida a notebooks a exemplo do que já acontece nos smartphones mais atuais. O chip também é equipado com tecnologia de áudio Qualcomm Aqstic ™, que inclui codecs de áudio avançados, amplificadores de potência inteligentes e um conjunto de tecnologias de software de áudio e voz. Essa suíte de tecnologia permite que os PCs construídos na plataforma forneçam áudio sem fio Bluetooth de alta definição e aumentem a acessibilidade e a escolha de assistentes de voz, como Cortana e Alexa.

O chipset terá ainda suporte para a segunda geração do USB 3.1 Tipo C e a terceira geração da conexão PCI-E. Com isso, os usuários agora podem conectar, por exemplo, até dois monitores 4K High Dynamic Range (HDR) ao computador que contar com o 8cx.

GPU Adreno e pronto para o 5G

O 8cx traz ainda o modem Snapdragon X24 LTE, projetado para ajudar as operadoras a mobilizar totalmente seus ativos de espectro e ampliar os recursos das redes 4G e 5G.

O Snapdragon 8cx traz ainda a GPU Adreno 680, cuja interface de memória foi duplicada de 64 bits para 128 bits. De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 8cx está atualmente fazendo amostragem para os clientes e deve começar a ser enviado em dispositivos comerciais no terceiro trimestre de 2019.

*O repórter Cesar Schaeffer viajou para o Havaí à convite da Qualcomm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *