Relógios, caixas de som e até mesmo luminárias já podem servir como base de carregamento sem fio para o celular

A tecnologia de recarga sem fio para muitos se resume a uma base sobre a qual você coloca o seu celular durante a noite para ter sua bateria reposta após um dia de uso. Essa base, no entanto, não é exatamente conveniente: é mais um objeto ocupando espaço ao lado da sua cama, o que não acontece com um cabo simples.

Felizmente, não há nada que diga que a tecnologia de recarga sem fio Qi (pronuncia-se “chi” para quem não sabe) precisa ser restrita a essas bases. Ela também pode ser incorporada a outros objetos que possam fazer parte de sua vida sem necessariamente ocupar espaço extra na sua casa.

O grande sonho das empresas que apostam em energia sem fios é trazer à realidade uma ideia antiga, proposta por Nikola Tesla: a transmissão de eletricidade à distância, o que permitiria que seu celular ou outros dispositivos começassem a ser carregados assim que você entrasse em casa, sem precisar colocá-los em um espaço dedicado. Enquanto a indústria não consegue fazer isso de forma confiável e, mais importante de tudo, segura, criar mais superfícies compatíveis com o Qi é uma alternativa interessante.

E isso já está acontecendo. Dispositivos que se mesclam de uma forma natural à sua sala ou ao seu quarto estão saindo de fábrica com suporte ao Qi. Em vez de ter uma base simples ocupando espaço no criado-mudo mesmo quando não está em uso, por que não ter um relógio que carrega seu celular à noite e faz as vezes de alarme pela manhã?

Não conseguimos encontrar no Brasil um aparelho do tipo, mas nos Estados Unidos eles já existem em uma boa variedade. A iHome, por exemplo, tem seus modelos de relógios de mesa com carregamento sem fio, assim como a Homtime e a Anker, empresa conhecida pelos seus acessórios e baterias portáteis para smartphones, com a linha Soundcore.

Mas nem só do quarto vive a recarga de celular. Para que você não precise arrastar seu relógio para a sala, existem também outras opções de dispositivos equipados com o Qi. Caixas de som Bluetooth já viraram objeto comum em várias residências, então por que não fazer um segundo uso desse aparelho?

No passado, eram comuns as caixas de som no estilo dock, que contavam com um conector para carregar o celular enquanto o dispositivo reproduzia música pelo alto-falante. A fabricante Censhi, por exemplo, decidiu reviver esta época, mas aproveitando a tecnologia de recarga sem fio, então você não precisa ficar desconectando e conectando seu celular para que ele seja carregado.

Mas e se você quiser deixar o celular carregando enquanto trabalha sem depender de uma base ou de fios adicionais? Neste caso, existem bons acessórios para uma escrivaninha. Para quem usa mousepad, por exemplo, existe um dispositivo da Zofine que permite que você mantenha seu celular perto da sua mão enquanto carrega de uma maneira acessível e sem fios. Quem preferir, no entanto, também pode procurar por uma luminária de mesa, comuns em tantos escritórios domésticos. A luminária de LED da TaoTronics, por exemplo, conta com recarga rápida de 7,5W.

Ou seja: se ainda não chegamos ao ponto em que o seu celular vai começar a recarregar assim que você entrar na sua casa, hoje é perfeitamente possível deixá-lo carregando em qualquer canto da casa sem grandes transtornos, e sem precisar deixar um cabo pendurado em uma tomada de cada cômodo da sua residência. 

E se você quiser ir além, agora até mesmo os carregadores portáteis tem capacidade Qi, o que faz com que a possibilidade de recarga sem fio esteja acessível em literalmente qualquer lugar. Um exemplo é a bateria de 24.000 mAh da Kedron.

O ponto negativo destes dispositivos é que eles tendem a ser mais caros do que as versões que não contam com recarga sem fio pela tecnologia adicional. Aí já é uma questão de escolher o que vale mais a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *