Mito ou Fato: Desplugar aparelhos não usados economiza energia

Aparelhos em espera consomem, sim, energia. Mas será que tanto quanto há alguns anos?

Todo mundo tem na família alguém que costuma diligentemente desplugar da tomada os aparelhos elétricos que não estão em uso. Para alguns, o motivo é a segurança: medo de que um curto-circuito possa causar um incêndio, por exemplo. Para outros, a economia é a principal razão. Afinal, todos aqueles LEDs e relógios iluminados devem consumir energia, certo?

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Porém, muito mais importante para a segurança é não danificar os cabos de força (incluindo cabos USB) ou plugar um aparelho a uma tomada com mal-contato ou danificada. Sabe aquela tomada que solta faísca sempre que você pluga ou despluga um aparelho? Então, é ali que mora o perigo.

Quanto à economia, aparelhos que ficam em espera (stand-by), como DVD Players, fornos de micro-ondas, decodificadores de TV a cabo, consoles de videogame e mesmo computadores consomem, sim, energia quando não estão em uso.

Porém, uma combinação de pressão por parte dos consumidores, regulamentação governamental e avanços na tecnologia fez a situação mudar nos últimos anos. Segundo o Dr. Alan Meier, cientista no Lawrence Berkeley National Laboratory nos EUA, “em todos os produtos vimos uma redução dramática no consumo de energia em espera”.

A mudança mais importante foi nas fontes de alimentação, onde avanços nas últimas duas décadas as tornaram muito mais eficientes e cada vez menores. Em algumas categorias de aparelhos a redução no consumo em espera chegou a 90%.

Ou seja, deixar os aparelhos plugados à tomada não fará grande diferença no consumo, e certamente há coisas mais produtivas para fazer com seu tempo do que ficar caçando tomadas pela casa.

Fonte: USA Today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *