Algumas das mais recentes inovações na bioengenharia, da manipulação genética ou da cibersegurança estiveram em destaque no GITEX 2020, a 40.ª edição da Exposição de Informação e Tecnologia do Golfo arábico.

A mostra decorreu no Dubai, foi uma das poucas feiras de tecnologia a abrir portas este ano e conta com mais de 1200 expositores oriundos de pelo menos 60 países.

Uma das empresas presentes foi a Engineered Arts, do Reino Unido, especializada em robótica e inteligência artificial. Apresentaram-se com um grupo de robôs humanoides, os “Mesmer”.

O enviado especial da Euronews teve oportunidade de interagir com um destes humanoides desenhados para perceber a linguagem corporal e até o estado de espírito de uma pessoa.

“Jen”, como se chama o robô que interagiu com James O’Hagan, revelou “fascinantes poderes de interação”, como os definiu o nosso jornalista.

Presentes também neste GITEX 2020 estiveram alguns conhecidos especialistas em cibersegurança, no painel de oradores.

 Um deles, Pablos Holman, já ajudou a construir naves espaciais, inventou uma máquina para desfazer furacões, desenvolve criptomoedas há mais de vinte anos e também falou com a Euronews.

Outro dos oradores na edição deste ano do GITEX foi Brian Seely. O antigo fuzileiro transformado em “pirata” informático considerado herói pelas principais agências de segurança dos Estados Unidos, o FBI e a CIA, falou-nos do aumento das vigarices pela Internet depois de as pessoas terem sido obrigadas a passar mais tempo em casa e muitas a perder rendimentos.

” A engenharia social, o roubo de dados privados e a identificação de utilizadores para enganar tem aumentado muito. Os pedidos de resgate estão a agravar-se e é mais difícil proteger as empresas quando os empregados estão espalhados por todo o lado e todos a trabalhar em VPN (n.: redes privadas virtuais )”, explicou-nos Brian Seely.

O antigo fuzileiro acrescentou haver “muito menos interação, comunicação e gestão central porque já ninguém está centralizado”. “A fronteira das empresas já quase não existe”, alerta.

Euronews2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *